19/07/2021 12h17

INFORMATIVO DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DA FAUNA

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL/IBAMA SISPASS.
Fiscalização ambiental da fauna
A fiscalização de ilícitos contra a fauna tem como objetivo a proteção das espécies nativas e exóticas, desde insetos e aves até grandes mamíferos, além das espécies consideradas domésticas. O IBAMA fiscaliza empreendimentos e atividades que envolvem criação, venda e exposição de espécies da fauna, e também atua no combate à caça, à captura de espécimes na natureza e aos maus tratos de animais. O tráfico de fauna é combatido muitas vezes em cooperação com organismos internacionais, assim como a prevenção da introdução de espécies exóticas no ambiente natural.
A captura ilegal de espécimes na natureza, sua venda e guarda como animais de criação constituem ilícitos contra a fauna silvestre do país que, em conjunto com a caça de espécies nativas, contribuem para a diminuição de populações e a extinção de espécies.
Denúncias
As denúncias são importantes formas de detecção das infrações ambientais. Qualquer cidadão pode servir como fonte de informação e repassar ao órgão ambiental fiscalizador dados sobre a ocorrência de infrações. É também, uma forma de o cidadão se comunicar com o órgão ambiental e exigir providências em relação a danos ambientais.
A Linha Verde é uma atividade da Ouvidoria do IBAMA, disponibilizada para todo o Brasil, em que o cidadão poderá se manifestar em relação às ações do IBAMA pela Central de Atendimento: 0800 61 8080 (ligação gratuita).
Acesse o formulário eletrônico para denúncias www.febrarn.com.br

FEBRARN - Veracidade, legalidade e transparência na defesa dos Criadores/Brasil.

Ver outras notícias